Notícias de saúde

Fumar Reduz Benefícios da Angioplastia

NOVA YORK (Reuters Health) - Todo mundo já ouviu falar que o fumo faz mal para o coração. Agora, pesquisadores descobriram que o cigarro também reduz as vantagens da cirurgia cardíaca e diminui a possibilidade de a desobstrução cirúrgica das artérias melhorar a vida do paciente que continua fumando depois do procedimento.

Das mais de 1.400 pessoas submetidas à angioplastia, as que mantiveram o hábito de fumar tiveram a saúde prejudicada nos seis meses depois da cirurgia.

Os pesquisadores acompanharam os pacientes por uma ano, avaliando o bem-estar físico, mental e emocional.

As conclusões indicam que os não-fumantes e os que pararam de fumar depois da cirurgia apresentavam um quadro geral de saúde melhor que os fumantes.

A equipe de David J. Cohen do Beth Israel Deaconess Medical Center, em Boston (Massachusetts), apresentou os resultados do estudo na edição de setembro do Circulation: Journal of the American Heart Association.

De acordo com os especialistas, embora existam diversas evidências de que o fumo causa doenças cardíacas e câncer, pouco se sabe sobre como ele afeta a vida dos pacientes depois de uma cirurgia cardíaca.

Esse estudo revelou que, depois da cirurgia, a vida dos fumantes "melhorou consideravelmente menos" que a vida dos não-fumantes ou dos que pararam de fumar, relatou a equipe de Cohen.

Nos questionários sobre saúde, os fumantes tiveram avaliação entre 25 a 75 por cento inferiores que os não-fumantes.

Robert M. Califf disse à Reuters Health que isso não é surpresa, mas considerou "surpreendente" que o fumo possa causar tais efeitos logo depois da cirurgia.

Califf, do Centro Médico da Universidade de Duke, em Durham (Carolina do Norte), escreveu um editorial publicado com o estudo.

Para Callif, é fundamental compreeder por que as pessoas continuam fumando mesmo depois de passar por uma cirurgia cardíaca. O pesquisador observa que como o vício é complexo, muitas vezes de nada adianta fazer sermões para os pacientes mostrando os riscos a que se estão expondo.

"O que precisamos é de mais pesquisas sobre como lidar com a dependência do cigarro", concluiu Califf.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários