Notícias de saúde

Distúrbios do sono são comuns entre quem trabalha em hospitais

07 de dezembro de 2020 (Bibliomed). Mais da metade dos médicos norte-americanos relatam esgotamento mental (burnout), o que pode levar a preocupações quanto à segurança a no atendimento dos pacientes, aumento dos gastos, e necessidade de substituição dos profissionais. A deficiência de sono é comum - geralmente uma consequência de turnos rotativos ou de longa duração, chamadas noturnas e demandas concorrentes. A perturbação do sono é um indicador de depressão e o sono insuficiente pode contribuir para o desenvolvimento de burnout. Os médicos residentes relatam que as horas de trabalho prolongadas afetam negativamente sua qualidade de vida. Esses fatores sugerem que a deficiência de sono pode ser um contribuinte subjacente para a saúde mental precária dos médicos.

Em um novo estudo publicado no JAMA Network Open, pesquisadores buscaram identificar a prevalência de distúrbios do sono e estimar a associação transversal entre distúrbios do sono e sintomas de burnout entre professores e funcionários em um grande sistema hospitalar de ensino.

Os pesquisadores descobriram que 29% dos 1.047 funcionários tiveram resultados positivos para pelo menos um distúrbio do sono, com a prevalência variando entre os grupos (12% a 48%). Os distúrbios do sono mais comuns foram insônia, apneia obstrutiva do sono, distúrbio do trabalho por turnos e síndrome das pernas inquietas (14%, 12%, 11% e 2%, respectivamente). Dos funcionários com resultados positivos para um distúrbio do sono, 92% não foram diagnosticados e tratados anteriormente. No geral, 29% dos 1.074 funcionários que completaram a triagem para burnout tiveram um resultado positivo. Quarenta e nove por cento dos 1.031 funcionários que concluíram o índice de realização profissional relataram baixos níveis de realização profissional. A prevalência de burnout variou entre os grupos de 10% a 59%. Houve uma associação observada para um resultado positivo de rastreamento de distúrbios do sono com maiores chances de burnout e redução das chances de realização profissional (odds ratio, 3,67 e 0,53, respectivamente).

Os resultados deste estudo transversal sugerem que os distúrbios do sono não diagnosticados são comuns entre professores e funcionários empregados neste sistema de hospital universitário. Um resultado de triagem positivo para um distúrbio do sono foi associado a um aumento de quase 4 vezes nas chances de burnout ocupacional. Aqueles que tiveram um resultado de triagem positivo para um distúrbio do sono tiveram metade da probabilidade de relatar realização profissional. Mais de 90% dos distúrbios do sono não foram diagnosticados e tratados.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2020.23256.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários