Notícias de saúde

25% dos dentistas já foram agredidos por pacientes

27 de novembro de 2020 (Bibliomed). Os profissionais de saúde costumam ser vítimas de agressão e violência no trabalho, perdendo apenas para as autoridades policiais. Esse fato pode trazer à mente cenas de emergências em dramas de televisão, mas um novo estudo com 98 dentistas da área metropolitana de Nova York, nos Estados Unidos, descobriu que eles também vivenciam um alto número de agressões físicas e verbais.

O estudo, descobriu que quase 1 em cada 4 dentistas sofreram agressão física e mais da metade sofreu agressões verbais, incluindo ataques à reputação, inclusive por meio de ações judiciais e mídias sociais.

Liderado por pesquisadores do NYU College of Dentistry, o estudo é o primeiro nos Estados Unidos a documentar agressões contra dentistas. Os pesquisadores perguntaram aos dentistas se eles haviam experimentado algum dos 21 tipos específicos de comportamento agressivo, desde chutar e empurrar até ser insultado ou xingado em seus consultórios.

Cerca de 22% relataram ter sofrido agressão física no ano passado, enquanto 45% disseram que já experimentaram ao longo de suas carreiras. O tempo médio de profissão dos entrevistados foi de 17 anos.

Cerca de 55% relataram ter sofrido agressão verbal no ano anterior e 74% experimentaram durante suas carreiras. Cerca de 44% dos dentistas sofreram agressão à reputação no último ano e 68% durante suas carreiras.

As taxas de agressão foram consistentes, independentemente das diferenças de sexo, raça, etnia, especialidade, idade, anos de prática ou número médio de pacientes tratados por dia dos dentistas.

Os pesquisadores observaram que um estudo nacional maior ajudaria a determinar quanta agressão os dentistas sofrem. Os Estados Unidos têm uma força de trabalho de cerca de 200.000 dentistas. Eles também sugeriram que os consultórios odontológicos devem considerar a implementação de treinamento para prevenir e diminuir a agressividade do paciente.

Fonte: Journal of the American Dental Association. DOI: 10.1016/j.adaj.2020.06.041.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários