Notícias de saúde

Reinfecção por COVID-19 é descrita em paciente de 25 anos de idade

05 de novembro de 2020 (Bibliomed). Não se sabe qual o grau de imunidade protetora conferido pela infecção com síndrome respiratória aguda grave coronavírus 2 (SARS-CoV-2). Como tal, a possibilidade de reinfecção com SARS-CoV-2 não é bem compreendida. Pesquisadores da Universidade de nevada, nos Estados Unidos, descreveram uma investigação de dois casos de infecção por SARS-CoV-2 no mesmo indivíduo.

Trata-se de um homem de 25 anos que se apresentou às autoridades de saúde em duas ocasiões com sintomas de infecção viral, uma em abril de 2020 e uma segunda vez no final de maio e início de junho de 2020. Em cada apresentação e duas vezes durante o acompanhamento, foram obtidos swabs nasofaríngeos do paciente. Para confirmar a infecção por SARS-CoV-2, o teste de amplificação de ácido nucleico foi conduzido. O sequenciamento de última geração de SARS-CoV-2 extraído de swabs nasofaríngeos foi realizado.

Os pesquisadores descobriram que o paciente tinha dois testes positivos para SARS-CoV-2 - em 18 de abril de 2020 e 5 de junho de 2020 - e dois testes negativos durante o acompanhamento em maio de 2020. Diferenças geneticamente significativas foram observadas entre cada uma das variantes associadas a cada caso de infecção em uma análise genômica de SARS-CoV-2. Sintomaticamente, a segunda infecção foi mais grave do que a primeira.

Estes achados sugerem que o paciente foi infectado pelo SARS-CoV-2 em duas ocasiões separadas por um vírus geneticamente distinto. Portanto, a exposição prévia ao SARS-CoV-2 pode não garantir imunidade total em todos os casos. Todos os indivíduos, previamente diagnosticados com COVID-19 ou não, devem tomar precauções idênticas para evitar a infecção com SARS-CoV-2. As implicações de reinfecções podem ser relevantes para o desenvolvimento e aplicação de vacinas.

Fonte: The Lancet Infectious Diseases. October, 2020.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários