Notícias de saúde

Humor de Idosos Melhora com Exercícios

NOVA YORK (Reuters Health) - Para os que ignoraram que exercícios combatem doenças, pesquisadores afirmam que a atividade física também ajuda as pessoas mais velhas ficar mais feliz.

Em uma revisão de 32 estudos de atividade física e humor entre idosos, cientistas descobriram que exercícios regulares -- particularmente treinamento de força -- melhoraram o humor dos participantes dos estudos.

Os resultados foram "extraordinariamente consistentes" entre os estudos, de acordo com uma revisão publicada em Journal of Aging and Physical Activity.

Além disso, pesquisadores coordenados por Shawn M. Arent, da Universidade Estadual de Arizona, em Tempe, descobriram que dois tipos de exercícios eram melhores do que um tipo somente. A combinação de exercícios aeróbicos e treinamento de força elevou mais o humor do que os exercícios aeróbicos sozinhos.

Os pesquisadores destacam que os exercícios de força previnem a perda muscular, que interfere na vida diária à medida que as pessoas envelhecem.

"As melhoras psicológicas podem coincidir com essas melhoras físicas", disseram Arent e sua equipe.

A revisão demonstrou ainda que exercícios de baixa intensidade produziram as maiores melhoras de humor, sugerindo que os exercícios deixaram mais felizes os participantes que estavam "fora de forma".

Arent e sua equipe afirmam que "há muito a se aprender" sobre a intensidade, frequência e duração dos exercícios de força ideais para os idosos, especialmente aqueles com piores condições de saúde.

Para os pesquisadores, a combinação de exercícios aeróbicos e de força pode ser o plano de atividade mais benéfico para os idosos, mas alertam que essa área "é muito deficiente" de pesquisas.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited

Faça o seu comentário
Comentários