Notícias de saúde

Música é benéfica para o humor de idosos

21 de março de 2014 (Bibliomed). Um novo estudo procurou avaliar até que ponto a música é benéfica para os idosos, em relação à sua capacidade cognitiva e ao seu humor.

Na nova pesquisa, publicada na revista médica Age and Ageing, 134 moradores de uma comunidade com idade maior ou igual a 65 anos, com risco aumentado de quedas, foram designados aleatoriamente para um grupo de intervenção ( n = 66), que participou uma vez por semana de aulas em grupo de 1 hora, realizando exercícios multitarefa executados ao ritmo da música de piano, ou um grupo de controle com intervenção tardia ( n = 68) que manteve hábitos de vida habituais, por 6 meses.

Uma bateria de testes neuropsicológicos foi administrada por um neuropsicólogo no início do tratamento e no sexto mês, exames para avaliação do estado mental, avaliação da ansiedade e da depressão.

Nos resultados encontrados, após seis meses de um treinamento baseado em música, uma vez por semana, foi observada melhora da função cognitiva e diminuição na ansiedade, neste grupo de idosos. Estudos destinados a delinear melhor se essas mudanças podem contribuir para a melhoria da marcha e redução em quedas ainda precisam ser realizados.

Fonte: Age Ageing (2014) 43 (2): 196-200.

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários