Notícias de saúde

Ter um animal de estimação protege contra o estresse psicológico durante a pandemia

13 de outubro de 2020 (Bibliomed). Ter casa um animal de estimação parece funcionar como uma proteção contra o estresse psicológico durante o confinamento da atual pandemia do Coronavírus 2, mostra uma nova pesquisa.

O estudo da University of York e da University of Lincoln descobriu que ter um animal de estimação estava relacionado a manter uma melhor saúde mental e reduzir a solidão. Cerca de 90% dos 6.000 participantes que eram do Reino Unido tinham pelo menos um animal de estimação. A força do vínculo humano-animal não diferiu significativamente entre as espécies, com os animais de estimação mais comuns sendo cães e gatos, seguidos por pequenos mamíferos e peixes.

A maioria das pessoas que participou da pesquisa percebeu que seus animais de estimação eram uma fonte de apoio considerável durante o período de confinamento (23 de março a 1 de junho de 2020).

Mais de 90% dos entrevistados disseram que seu animal de estimação os ajudou a lidar emocionalmente com o bloqueio e 96% disseram que seu animal os ajudou a mantê-los em forma e ativos.

No entanto, 68% dos donos de animais relataram ter ficado preocupados com seus animais durante o confinamento, por exemplo, devido a restrições de acesso a cuidados veterinários e exercícios ou porque não sabiam quem cuidaria de seus animais se adoecessem.

Os resultados deste estudo também demonstraram ligações potenciais entre a saúde mental das pessoas e os laços emocionais que elas formam com seus animais de estimação: medidas da força do vínculo humano-animal foi maior entre as pessoas que relataram pontuações mais baixas para resultados relacionados à saúde mental no início do estudo.

Fonte: University of York e da University of Lincoln. Press-Release.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários