Notícias de saúde

Tomar café pode prolongar a vida no câncer colorretal avançado

01 de outubro de 2020 (Bibliomed). Vários compostos encontrados no café possuem efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios e sensibilizantes à insulina, que podem contribuir para a atividade anticâncer. Estudos epidemiológicos identificaram associações entre o aumento do consumo de café e a diminuição da recorrência e mortalidade do câncer colorretal.

Entretanto, a associação entre o consumo de café e a sobrevida em pacientes com câncer colorretal avançado ou metastático (aquele que se propaga) é desconhecida. O câncer de cólon metastático, que se espalhou além de seu local original, continua sendo uma doença incurável na maioria dos casos.

Estudo publicado na revista JAMA Oncology teve como objetivo avaliar a associação do consumo de café com a progressão da doença e morte em pacientes com câncer colorretal avançado ou metastático.

Dos cerca de 1.200 pacientes no estudo, aqueles que ingeriram quatro ou mais xícaras de café Java diariamente tiveram 36% mais chances de sobreviver durante o período de estudo de 13 anos.

Os autores observaram que os pacientes que consumiam até uma única xícara de café por dia tendiam a sobreviver 30 meses após o diagnóstico. Mas aqueles que beberam duas ou três xícaras por dia sobreviveram 32 meses. E aqueles que consumiram quatro ou mais xícaras por dia viram sua sobrevivência disparar para 39 meses.

No entanto, uma série de fatores de estilo de vida, como dieta e exercícios, foram associados a uma expectativa de vida prolongada para aqueles que lidam com a doença.

Todos os participantes faziam parte de um estudo maior de tratamento do câncer conduzido entre 2005 e 2018. Durante esse tempo, a ingestão de alimentos e bebidas foi observada.

Fonte: JAMA Oncology. DOI:10.1001/jamaoncol.2020.3938.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários