Notícias de saúde

Crianças com COVID-19 têm baixo risco de doença grave e morte

23 de setembro de 2020 (Bibliomed). Uma pesquisa publicada na revista BMJ buscou caracterizar as apresentações clínicas de crianças e jovens internados em hospitais com infecção por síndrome respiratória aguda grave por coronavírus 2 (SARS-CoV-2) confirmada laboratorialmente no Reino Unido e explorar fatores associados à internação em cuidados intensivos, mortalidade e desenvolvimento de síndrome inflamatória multissistêmica em crianças e adolescentes temporariamente relacionada à doença coronavírus 2019 (covid-19) (MIS-C).

Investigadores da Universidade de Edimburgo, no Reino Unido, e colegas conduziram um estudo de coorte observacional prospectivo para caracterizar as características clínicas de 651 crianças (menores de 19 anos) internadas em 138 hospitais com laboratórios confirmou coronavírus da síndrome respiratória aguda grave 2.

Os pesquisadores descobriram que a idade média dos pacientes era de 4,6 anos e 42% tinham uma ou mais comorbidades. Foi descrito um agrupamento de sintomas mucocutâneo-entéricos sistêmicos, incluindo sintomas da síndrome inflamatória multissistêmica da Organização Mundial da Saúde em crianças e adolescentes temporariamente relacionados ao COVID-19 (MIS-C). Dezoito por cento das crianças foram internadas em cuidados intensivos, com associações observadas para idade inferior a 1 mês, idade de 10 a 14 anos e etnia negra em uma análise multivariada. No geral, 1% dos pacientes morreram no hospital; todos tinham comorbidades profundas. Onze por cento das crianças atenderam aos critérios do WHO MIS-C; eles eram mais velhos e mais propensos a não serem brancos. Crianças com MIS-C eram mais propensas a serem admitidas em cuidados intensivos (73% versus 15%). Em comparação com crianças sem MIS-C, aquelas com MIS-C também apresentaram maior probabilidade de apresentar fadiga, cefaleia, mialgia, dor de garganta, linfadenopatia e baixa contagem de plaquetas.

Estes dados confirmam um quadro de COVID-19 menos grave em crianças e jovens do que em adultos. De acordo com relatórios anteriores, os autores confirmaram que a idade mais avançada e etnia não branca estão associadas a MIS-C.

Fonte: BMJ 2020;370:m3249.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários