Notícias de saúde

Voos podem aumentar risco de COVID-19

21 de setembro de 2020 (Bibliomed). Voos podem ter contribuído para disseminar o novo coronavírus (SARS-CoV-2), é o que mostra estudo publicado pelos U.S. Centers of Disease Control and Prevention, nos Estados Unidos.

Para avaliar o papel da transmissão em voo da síndrome respiratória aguda grave causada pelo SARS-CoV-2, os pesquisadores investigaram um grupo de casos entre passageiros de um voo comercial com duração de 10 horas. Foram rastreados 217 passageiros e tripulantes até o destino final de cada um, onde foram entrevistados, testados e colocados em quarentena.

Os resultados apontaram que 16 pessoas foram infectadas, sendo que 12 (75%) dessas eram passageiros da classe executiva, classe na qual encontrava-se um paciente sintomático.

Para os pesquisadores, a proximidade com um passageiro sintomático foi responsável pela contaminação dos demais. Por isso, os autores recomendam que as diretrizes para prevenir a infecção de SARS-CoV-2 entre passageiros aéreos devem considerar o risco de infecção de cada passageiro, o número de passageiros viajando e a duração do voo.

Fonte: U.S. Centers of Disease Control and Prevention. DOI: 10.3201/eid2611.203299.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários