Notícias de saúde

COVID-19 pode causar lesões nos nervos periféricos

15 de setembro de 2020 (Bibliomed). Colocar um paciente COVID-19 hospitalizado em uma posição com a face para baixo para facilitar a respiração - ou posição prona ("pronação") - tem sido uma estratégia usada para melhorar a ventilação destes doentes. Mas um novo estudo alerta que isso pode levar a danos permanentes nos nervos.

A preocupação é baseada na experiência de 83 pacientes COVID-19 que foram colocados com a face para baixo enquanto conectados a um ventilador. Assim que melhoraram, todos começaram a reabilitação pós-COVID-19 em uma única unidade de saúde. Mas verificou-se que cerca de 14% desenvolveram uma "lesão do nervo periférico" envolvendo uma ou mais articulações importantes, como punho, mão, pé ou ombro.

E embora se saiba que colocar os pacientes com a face para baixo possa causar lesões por pressão cutânea em pacientes não COVID-19, as lesões por compressão do nervo são tipicamente incomuns com reposicionamento regular e acolchoamento cuidadoso.

Assim, os pesquisadores ficaram muito surpresos ao encontrar 12 dos 83 pacientes com lesões de nervos. Os danos incluíram perda da função da mão, ombro congelado e arrastamento dos pés que podem levar à necessidade de uma tipoia, bengala ou cadeira de rodas. A natureza do dano ao nervo foi tão grave que os pacientes afetados tinham pouca probabilidade ??de se recuperarem totalmente.

Estima-se que a recuperação total de danos nos nervos ocorra em apenas cerca de 10% dos pacientes nas melhores circunstâncias. E a recuperação que ocorrer irá demorar de 12 a 24 meses. Portanto, o dano aos nervos periféricos pode ser o efeito mais duradouro da COVID-19 para a maioria desses pacientes. E se o risco observado entre o grupo de estudo for alguma indicação, milhares de doentes em todo o mundo podem ter o mesmo tipo de dano.

Fonte: The British Journal of Anaesthesia. September 2020.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários