Notícias de saúde

Ioga não é tão eficaz quanto terapia cognitivo-comportamental para o estresse

25 de agosto de 2020 (Bibliomed). O transtorno de ansiedade generalizada (TAG) é comum, causa prejuízos e é tratado de modo insuficiente, de um modo geral. Embora muitos pacientes com TAG busquem intervenções complementares e alternativas, incluindo ioga, faltam dados que apoiem a eficácia da ioga ou como ela se compara aos tratamentos de primeira linha.

Uma nova pesquisa publicada na prevista JAMA Psychiatry avaliou se a ioga (Kundalini ioga) e a terapia cognitivo-comportamental (TCC) para o TAG seriam cada uma delas mais eficazes do que uma condição de controle (educação para o estresse) e se a ioga não é inferior à TCC para o tratamento do TAG.

Neste ensaio clínico randomizado de 226 adultos com transtorno de ansiedade generalizada, o tratamento em grupo de 12 semanas com Kundalini ioga ou TCC foi mais eficaz do que a condição de controle de educação de estresse, mas o teste de não inferioridade não verificou se o Kundalini ioga seria tão eficaz quanto a TCC.

Assim, estes resultados indicam que o Kundalini ioga pode reduzir a ansiedade em adultos com transtorno de ansiedade generalizada, mas os resultados do estudo apoiam a TCC mantendo-se como o tratamento de primeira linha.

Fonte: JAMA Psychiatry. August, 2020.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários