Notícias de saúde

Mulheres na pós-menopausa não precisam do segundo teste para osteoporose

18 de agosto de 2020 (Bibliomed). Um segundo teste de densidade óssea não melhora a capacidade dos médicos de determinar o risco de fraturas de quadril, coluna, antebraço e ombro relacionadas à osteoporose em mulheres na pós-menopausa, mostra estudo da Universidade da Califórnia em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Para o estudo, os pesquisadores usaram dados coletados de mais de 7.000 mulheres na pós-menopausa, de 50 a 79 anos de idade nos Estados Unidos, acompanhadas por nove anos como parte da Iniciativa de Saúde da Mulher.

As participantes submetidas a medições da densidade mineral óssea no início do estudo e novamente cerca de três anos depois. Após o segundo teste, os participantes relataram se experimentaram grandes fraturas relacionadas à osteoporose.

Pouco menos de 10% dos participantes do estudo tiveram uma fratura relacionada à osteoporose ao longo do estudo. E qualquer alteração na densidade óssea entre o primeiro e o posterior teste não foi mais eficaz na identificação de mulheres em risco de fraturas do que as descobertas apenas no primeiro teste.

De acordo com os pesquisadores, o primeiro teste foi mais preditivo de risco de fratura do que um segundo, sugerindo que o último pode ser desnecessário. Eles explicam que testes repetidos de densidade mineral óssea três anos após um teste de densidade óssea basal não devem ser realizados rotineiramente em mulheres na pós-menopausa que não tomam medicamentos para osteoporose.

Um teste de densidade óssea é o único teste que pode diagnosticar osteoporose antes que ocorra uma fratura óssea, de acordo com a National Osteoporosis Foundation. A fundação recomenda testes de densidade óssea para todas as mulheres com 65 anos ou mais, assim como mulheres na idade da menopausa e pós-menopausa com menos de 65 anos com fatores de risco para osteoporose, incluindo histórico familiar da doença.

Fonte: JAMA Internal Medicine. DOI: 10.1001/jamainternmed.2020.2986.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários