Notícias de saúde

Controlar o diabetes é fundamental no COVID-19

05 de agosto de 2020 (Bibliomed). As taxas descontroladas de açúcar (glicose) no sangue são perigosas a qualquer momento. Mas com evidências crescentes mostrando que a COVID-19 coloca as pessoas com diabetes em maior risco de doenças graves, a necessidade de manter o diabetes bem controlado se tornou mais importante do que nunca.

Depois da doença cardiovascular, o diabetes é a segunda condição de saúde subjacente mais comum associada a resultados graves em pacientes com COVID-19, tornando as pessoas com diabetes seis vezes mais propensas a serem hospitalizadas e 12 vezes mais propensas a morrer do que aquelas sem condições subjacentes pré-existentes , de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC).

Mas ter diabetes sob controle pode fazer toda a diferença. Um estudo recente da China, publicado na revista Cell Metabolism, mostrou que as pessoas com COVID-19, mas com glicose melhor controlada, tinham uma taxa de mortalidade menor do que aquelas com glicose mal controlada.

No entanto, pessoas com taxas de glicemia descontroladas parecem ficar longe das salas de emergência desde o início da pandemia. O CDC relata que as consultas de emergência por problemas de glicose no sangue caíram 10% desde março.

Os níveis de glicose no sangue que permanecem altos por muito tempo podem levar a complicações a longo prazo, como doenças cardíacas, acidentes vasculares cerebrais, doenças renais, danos nos nervos e amputações, além de problemas nos olhos e na visão, incluindo cegueira. Os níveis descontrolados de glicose no sangue também enfraquecem o sistema imunológico.

A American Heart Association tem as seguintes recomendações para manter os níveis de glicose no sangue sob controle:

- Tomar os medicamentos de forma consistente conforme prescrito e manter o suficiente à mão. Houve alguma desinformação sobre quais medicamentos usar ou não, incluindo medicamentos chamados inibidores da ECA e bloqueadores dos receptores da angiotensina, frequentemente usados ??por pessoas com diabetes para prevenir doenças cardíacas. O Colégio Americano de Cardiologia, a Associação Americana do Coração e a Sociedade de Insuficiência Cardíaca da América emitiram um comunicado em março dizendo que os pacientes que tomavam os medicamentos deveriam continuar o tratamento, a menos que de outra forma aconselhado por seu médico.

- Verificar frequentemente os níveis de glicose no sangue e fazer os ajustes necessários à insulina e à dieta para manter os níveis sob controle. Prestar atenção ao que está comendo e evitar excesso de alimentos preparados fora. Coma o que você pode cozinhar em casa para saber o que há nele.

- Combater os níveis elevados de estresse. À medida que o estresse aumenta, a taxa de glicose no sangue pode ficar fora de controle.

- Manter fortes redes de apoio social e relacionamentos saudáveis. Fazer exercícios físicos - pelo menos 150 minutos por semana. Dormir o suficiente. Usar atenção e meditação, respirar fundo ou ouvir música.

- E, claro, lembrar-se de tomar todas as precauções necessárias para evitar a exposição ao COVID-19. Isso inclui ficar a pelo menos um metro e meio de distância de outras pessoas em público ou de qualquer pessoa fora da família imediata que entre na sua casa. E sempre usar uma máscara (em público), especialmente se você tiver diabetes.

Fonte: American Heart Association News. July, 2020.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários