Notícias de saúde

Estudo sugere que vacina BCG poderia ajudar a prevenir COVID-19

03 de agosto de 2020 (Bibliomed). Uma vacina contra tuberculose pode ajudar a reduzir o risco de morte por COVID-19, sugerem os pesquisadores do College of Natural Resources and Environment at Virginia Tech, nos Estados Unidos.

Os países em desenvolvimento têm taxas de mortalidade por COVID-19 abaixo do esperado, e uma vacina contra a tuberculose administrada em países com altas taxas da doença pode desempenhar um papel significativo na redução das taxas de mortalidade por COVID-19. A vacina, que é rotineiramente administrada a crianças em países onde a infecção por tuberculose é comum, é chamada Bacille Calmette-Guérin, ou BCG, para abreviar.

Para o estudo, os pesquisadores coletaram dados de mortes por COVID-19 em todo o mundo e ajustaram para variáveis ??como renda, acesso a serviços de educação e saúde, distribuição de população e idade. Em todas as variáveis, houve uma ligação persistente entre as taxas mais altas de vacinação com BCG e as taxas mais baixas de pico de mortalidade por COVID-19.

As vacinas BCG demonstraram fornecer ampla proteção para várias doenças respiratórias virais, além da tuberculose. Os resultados são preliminares e não comprovam causa e efeito, e são necessárias mais pesquisas para determinar a capacidade da BCG em proteger contra COVID-19.  Os pesquisadores explicam que precisam replicar os resultados em experimentos e, potencialmente, em ensaios clínicos, além de voltar aos dados à medida que obterem mais informações, para que então poder reavaliar nossa compreensão da pandemia de coronavírus.

A Organização Mundial da Saúde ressalta que não há evidências atuais de que a vacina BCG possa proteger contra o COVID-19, e não é recomendada para esse fim.

Fonte: Proceedings da National Academy of Sciences. DOI: 10.1073/pnas.2008410117.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários