Notícias de saúde

Trabalho Noturno Pode Prejudicar o Coração

O homem não está adaptado para trabalhar durante a noite e dormir durante o dia, sugere um estudo feito na Itália. Alerta para quem trabalha no turno da noite.

Segundo um estudo feito na Itália, nossos corações parecem programados para descansar – e não trabalhar – durante a madrugada.O resultado disso é que as pessoas que trabalham em horários pouco usuais sofrem mais do coração e de pressão alta do que os outros funcionários.

Os cientistas acham que o ramo do sistema nervoso que mantém o coração batendo segue ritmos naturais que encorajam o corpo a ser ativo durante o dia e descançar durante a noite.

Os italianos acompanharam 22 metalúrgicos – todos homens – durante três turnos de trabalho. Através de um aparelho, eles gravaram o nível de atividade nervosa que diz ao coração quando contrair e quando relaxar. Eles descobriram que, apesar de todos fazerem o mesmo trabalho, o nível de atividade nervosa dos trabalhadores noturnos é menor do que aqueles que trabalham durante a manhã ou tarde.

"Isso pode resultar em um nível de alerta menor durante a noite, causando mais acidentes entre os trabalhadores noturnos”, disse o Dr. Raffaello Furlan. “O problema piora quando os trabalhadores têm que mudar de turnos, ou seja, quando alguém acostumado a trabalhar de manhã ou de tarde é transferido para a noite”.

Os pesquisadores sugerem que uma das soluções é que a pessoa que trabalhe durante a noite tente manter a mesma rotina durante os fins-de-semana ou férias. Além disso, uma iluminação melhor e um ambiente aquecido ajudam o corpo a se adaptar mais rapidamente.

Copyright © 2000 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários