Notícias de saúde

Quarentena reduziu uso de profilaxia pré-exposição para HIV

24 de julho de 2020 (Bibliomed). Cerca de um terço das pessoas que devem tomar medicamentos para prevenir o HIV deixaram de toma-los quando foram forçados a ficar em casa devido à pandemia de coronavírus. A razão, eles disseram: eles não estavam fazendo sexo.

Uma pesquisa on-line, realizada pela American Academy of HIV Medicine, avaliou mais de 400 pessoas com alto risco de infecção pelo HIV que estavam usando o que é chamado de profilaxia pré-exposição (PrEP) para protegê-las do vírus causador da AIDS.

Dos um terço que disseram que pararam as drogas devido a pedidos de abrigo no local, 85% disseram que não estavam envolvidos em comportamentos de risco. Essa foi a mesma taxa geral entre os entrevistados.

Apenas 11 entrevistados disseram que sua capacidade de obter PrEP foi afetada por um fator como perda de emprego/seguro, incapacidade de receber um refil de seu médico ou incapacidade de concluir o monitoramento ou teste laboratorial de HIV ou outra infecção sexualmente transmissível.

Mais da metade dos entrevistados não relatou eventos sexuais e parceiros sexuais, enquanto 89% disseram ter reduzido o número de parceiros sexuais. Noventa por cento relataram uma diminuição no número de eventos sexuais e 88% disseram que reduziram a frequência de uso de aplicativos para encontrar parceiros.

A instituição também pesquisou 188 provedores de PrEP para descobrir como as políticas de distanciamento social nos cuidados com a saúde podem continuar afetando o fornecimento de medicamentos. Quase metade disse que alguns de seus pacientes optaram por interromper seus medicamentos preventivos durante o confinamento, apesar de nove em cada dez profissionais não recomendarem uma mudança nas rotinas dos medicamentos. Além disso, os provedores disseram acreditar que seus pacientes ainda estão envolvidos em comportamentos de risco, ao contrário da pesquisa de pacientes.

Fonte: 23rd International AIDS Conference. Virtual Congress. July 06-10, 2020.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários