Notícias de saúde

Portadores assintomáticos de coronavírus contaminar superfícies

09 de julho de 2020 (Bibliomed). Pacientes infectados com o novo coronavírus (SARS-CoV-2) que não apresentam sintomas têm tanta probabilidade de contaminar superfícies quanto aqueles que apresentam sintomas. É o que mostra estudo realizado no West China Hospital, na China.

Os investigadores amostraram as superfícies e o ar de seis salas de unidades de terapia não intensiva de pressão negativa com 13 pacientes com COVID-19 confirmados em laboratório, dois dos quais não apresentavam sintomas. que retornaram do exterior e estavam em uma ala de isolamento em Chengdu, China. Em uma sala de pressão negativa, uma máquina aspira o ar e depois filtra esse ar antes de movê-lo para fora.

As amostras foram coletadas de superfícies como corrimãos, maçanetas, interruptores de luz, bacias para lavar os pés, aros da pia, bacias e drenos, mesas de cabeceira, lençóis, travesseiros, suportes de equipamentos na parede, pisos e saídas de ar.

Das 112 amostras de superfície coletadas, 44 (39,3%) foram positivas para o novo coronavírus. Todas as amostras de ar foram consideradas negativas. Segundo os pesquisadores, esses resultados mostram que pacientes assintomáticos com COVID-19 podem contaminar o ambiente e, portanto, fazer com que pessoas que tenham contato direto com eles, como familiares e profissionais de saúde, sejam expostas ao SARS-CoV-2. Os resultados também mostram a importância de uma limpeza completa das áreas ocupadas pelos pacientes com COVID-19, independentemente de apresentarem ou não sintomas.

De acordo com os pesquisadores, esses resultados sugerem que o isolamento de pacientes assintomáticos com COVID-19 em casa pode colocar suas famílias em risco e que hospitais abrigos podem ser uma opção melhor.

Fonte: mSphere. DOI: 10.1128/mSphere.00442-20.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários