Notícias de saúde

Hipertensão não medicada aumenta risco de morte por COVID-19

09 de julho de 2020 (Bibliomed). Ainda não se sabe se o tratamento da hipertensão influencia a mortalidade de pacientes diagnosticados com doença de coronavírus 2019 (COVID-19). Pesquisadores chineses conduziram um estudo retrospectivo de pacientes com COVID-19 internados no Hospital Huo Shen Shan em Wuhan, China, para examinar se o tratamento da hipertensão influenciaria na mortalidade.

Os pesquisadores descobriram que 29,5% dos 2.877 pacientes hospitalizados tinham histórico de hipertensão. Pacientes com hipertensão apresentaram um risco relativo significativamente maior de mortalidade em comparação com aqueles sem hipertensão após o ajuste para fatores de confusão. Um risco significativamente maior de mortalidade foi observado entre os pacientes com histórico de hipertensão, mas sem tratamento anti-hipertensivo, em comparação com aqueles com tratamento anti-hipertensivo.

As taxas de mortalidade foram semelhantes para aqueles que receberam um inibidor do sistema renina-angiotensina-aldosterona (RAAS) e um inibidor não-RAAS. Em uma metanálise de quatro estudos, os pacientes com uso de inibidor do RAAS tenderam a ter um risco de mortalidade reduzido.

O estudo concluiu que os pacientes com COVID-19 com hipertensão aumentam o risco de mortalidade, com risco significativamente maior entre aqueles sem tratamento anti-hipertensivo.

Fonte: European Heart Journal. DOI: 10.1093/eurheartj/ehaa433.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários