Notícias de saúde

Morte súbita de bebês coloca familiares em risco

07 de julho de 2020 (Bibliomed). Pesquisas anteriores mostraram um risco aumentado de morte súbita inesperada na infância (SUDI) em irmãos, mas não foi possível quantificar esse risco. Alguns casos de SUDI entre irmãos podem ser homicídios, e preocupações com a proteção de crianças em famílias SUDI são comuns. Nenhum dado original sobre casos de SUDI entre irmãos foi publicado desde 2005.  Para bebês nascidos após uma morte súbita inesperada na infância, a taxa de SUDI para bebês é de 3,93 por 1.000 nascidos vivos, com uma causa inexplicável de morte na maioria dos casos.

Investigadores do Birmingham Community Healthcare NHS Trust, no Reino Unido, e colegas conduziram um estudo observacional para examinar a taxa de SUDI para bebês nascidos após um SUDI anterior na mesma família, usando dados do programa Care of Next Infant (CONI) do Reino Unido.

Os pesquisadores identificaram 6.608 bebês nascidos vivos registrados no CONI com 29 mortes em 26 famílias. Vinte e três famílias tiveram duas mortes e três tiveram três mortes. Para bebês nascidos após um SUDI, a taxa de SUDI foi de 3,93 por 1.000 nascidos vivos. Para 19 primeiras mortes e 15 mortes por CONI, a causa da morte foi inexplicável. Em duas primeiras mortes e seis mortes por CONI, a asfixia acidental foi a causa, enquanto as causas médicas foram responsáveis por três primeiras e quatro mortes por CONI, e os homicídios causaram duas primeiras e quatro mortes por CONI. Preocupações com a proteção infantil foram observadas em dez famílias.

Segundo os autores, o risco de repetir SUDI em uma família é dez vezes maior do que na população em geral, refletindo tanto os riscos genéticos inerentes quanto os fatores ambientais, como tabagismo materno e riscos durante o sono.

Fonte: Archives of Disease in Childhood. DOI: 10.1136/archdischild-2019-318379.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários