Notícias de saúde

Terapia on-line pode ajudar hipocondríacos durante quarentena

06 de julho de 2020 (Bibliomed). A hipocondria é uma condição na qual o indivíduo acredita ter problemas médicos, mesmo não sendo diagnosticados. Em alguns casos, o hipocondríaco pode desenvolver sintomas de patologias não existentes, além de ter o costume de procurar médicos e fazer exames rotineiramente e ter medo excessivo da morte.

Para pessoas com essa condição, estar em meio a uma pandemia, como a de COVID-19, pode ser especialmente angustiante, principalmente porque muitas tiveram que interromper o tratamento para a hipocondria devido ao isolamento social. O tratamento convencional para a hipocondria envolve a terapia comportamental, na qual o paciente visita o psicólogo para superar o medo incapacitante de ameaças à saúde.

Um novo estudo sugere que a terapia on-line pode ser igualmente eficaz no tratamento da hipocondria. O estudo, realizado na Suécia, envolveu mais de 200 pessoas e foi realizado entre 2014 e 2020. Embora seja anterior ao COVID-19, ele poderia oferecer garantias muito necessárias aos pacientes que podem ver o tratamento on-line como a opção mais segura nas circunstâncias atuais.

De acordo com os pesquisadores, o estudo mostrou que a terapia cognitivo-comportamental (TCC) pode ser entregue como um tratamento baseado em texto na Internet, com efeitos comparáveis ​​aos do paciente. Os participantes do estudo tinham 39 anos, em média, e lutavam com hipocondria há nove anos, em média.

Depois de concluir uma pesquisa de ansiedade em saúde, metade dos pacientes foi selecionada aleatoriamente para receber três meses de terapia comportamental ao vivo oferecida por cinco psicólogos. A primeira sessão uma vez por semana durou 80 minutos, enquanto cada sessão subsequente durou cerca de 45 minutos.

O objetivo dessas sessões foi quebrar padrões de comportamento que alimentam a hipocondria. Por exemplo, aqueles que se sentiam paranoicos com a saúde do coração eram incentivados a se exercitar sem verificar o pulso.

O outro grupo recebeu três meses de terapia on-line. O objetivo era o mesmo, mas sem interface pessoal ou vinculada a vídeo. Em vez disso, a cada semana os pacientes recebiam orientação escrita de autoajuda dos mesmos psicólogos, além da capacidade de enviar perguntas por e-mail. A prestação desse serviço levou cerca de 10 minutos por paciente por semana.

Todos os pacientes subsequentemente completaram pesquisas adicionais de hipocondria depois que seus programas de terapia terminaram e, novamente, seis meses depois e um ano depois.

Em todas as etapas do acompanhamento, os dois grupos se saíram igualmente bem em termos de capacidade de controlar melhor a ansiedade, depressão e insônia, enraizados em medos de saúde anteriormente não controlados.

De acordo com os pesquisadores, a TCC fornecida pela Internet requer menos tempo do terapeuta, pode ser entregue independentemente das distâncias geográficas e não exige que o paciente tire uma folga do trabalho.

Fonte: JAMA Psychiatry. DOI: 10.1001/jamapsychiatry.2020.0940.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários