Notícias de saúde

Novo tipo de gripe suína tem 'potencial pandêmico'

01 de julho de 2020 (Bibliomed). Um novo tipo de gripe que está se tornando mais comum em porcos está mostrando uma maior capacidade de se espalhar para os seres humanos e pode se tornar uma pandemia humana, dizem pesquisadores chineses.

Em um estudo publicado na revista Proceedings, da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, os pesquisadores disseram que o vírus, que se espalhou rapidamente em porcos nos últimos seis anos, tem semelhanças com a gripe suína que causou uma pandemia em 2009 e "adquiriu maior infectividade humana" entre suínos chineses expostos a animais infectados.

A cepa G4 EA H1N1 tem "todas as características essenciais de um vírus pandêmico candidato", disseram os autores, da Universidade Agrícola de Shandong e do Centro Nacional de Influenza da China, que descobriram que mais de 10% dos trabalhadores em dez províncias apresentaram resultados positivos para o novo vírus. Mais de 20% dos trabalhadores entre 18 e 35 anos foram infectados.

Até o momento, não há evidências de que o vírus possa se espalhar de humano para humano. Mas os pesquisadores chineses disseram estar preocupados que o vírus possa sofrer mutações e se tornar transmissível. Eles pediram um monitoramento rigoroso das populações de suínos e trabalhadores agrícolas.

Os pesquisadores acalmam a população lembrando que não há evidências de que o G4 esteja circulando em humanos, apesar de cinco anos de extensa exposição.

Fonte: Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America. DOI: 10.1073/pnas.1921186117.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários