Notícias de saúde

Atividade física pode prever risco de doença cardíaca em idosos

19 de junho de 2020 (Bibliomed). Avaliar o quanto as pessoas idosas se exercitam pode ajudar a determinar o risco de doenças cardíacas, segundo um estudo da Icahn School of Medicine at Mount Sinai, nos Estados Unidos.

A pesquisa revelou que os idosos que avaliaram seus níveis de atividade física como mais baixos em uma escala de zero a 10 tinham quase duas vezes mais chances de morrer de doença arterial coronariana do que aqueles que obtiveram maior pontuação.

Conduzir a avaliação durante consultas médicas de rotina pode levar ao diagnóstico e tratamento mais precoces de condições como aterosclerose ou endurecimento das artérias, uma causa subjacente comum de morte relacionada a doenças cardíacas, disseram os autores.

Para a pesquisa, foram avaliados 2.318 pacientes entre 65 e 84 anos usando a artéria coronária de cálcio (CAC) - uma tomografia computadorizada do tórax que detecta e mede a quantidade de placa calcificada nas artérias coronárias.

Os participantes do estudo preencheram um questionário antes da digitalização, que incluía avaliar o nível atual de atividade física em uma escala de zero (nenhum) a 10 (sempre). Também foram registrados os batimentos cardíacos, pressão arterial, altura e peso dos participantes, além do histórico médico, incluindo hipertensão, diabetes e uso de tabaco.

Os pesquisadores acompanharam os participantes por dez anos. Aqueles que relataram menos atividade física apresentaram as maiores taxas de mortalidade, 2,9% ao ano, em comparação com os pacientes que relataram mais atividade física, 1,7% ao ano.

Aqueles com pouca ou nenhuma evidência de aterosclerose apresentaram baixas taxas de mortalidade, independentemente de suas pontuações de atividade física. No entanto, participantes com evidência de aterosclerose significativa (escores CAC acima de 400) que relataram níveis mais altos de atividade física apresentaram menor risco de morte. As taxas de mortalidade entre aqueles com altos escores de CAC que relataram alta atividade física foram semelhantes às encontradas em participantes com baixos escores de CAC e baixa atividade física.

Para os pesquisadores, os resultados indicam que simples avaliação da atividade física da vida diária autorreferida pode melhorar substancialmente a eficácia da varredura CAC para estratificar os idosos e por isso deveria ser mais utilizada.

Fonte: Mayo Clinic Proceedings: Innovations, Quality and Outcomes. June 2020. Volume 4. Number 3. DOI: 10.1016/j.mayocpiqo.2020.02.005.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários