Notícias de saúde

Esteroide pode reduzir risco de morte na COVID-19 grave

17 de junho de 2020 (Bibliomed). O tratamento com doses baixas de dexametasona, um esteroide, reduziu o risco de morte entre os pacientes com COVID-19 com suporte ventilatório em mais de 30%, de acordo com resultados preliminares do "Recovery", estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra.

Se o tratamento tivesse sido usado em pacientes com graves complicações respiratórias causadas pelo novo coronavírus desde o início do surto na Grã-Bretanha, até 5.000 vidas poderiam ter sido salvas, estimaram os pesquisadores.

O estudo Recovery está avaliando a segurança e a eficácia de vários tratamentos potenciais com COVID-19, incluindo o regime de HIV lopinavir-ritonavir e o uso de plasma sanguíneo daqueles que se recuperaram do vírus. Até o momento, o julgamento registrou mais de 11.500 pacientes.

Mais de 2.100 pacientes receberam dexametasona em uma dose diária de 6 miligramas, por via oral ou por injeção intravenosa, por dez dias. Comparados com 4.321 pacientes que receberam os cuidados usuais do COVID-19, os pacientes que receberam suporte ventilatório tratados com dexametasona tiveram 35% menos chances de morrer da infecção, enquanto aqueles que precisavam de oxigênio, receberam 20% menos chances de morrer.

Os pesquisadores ressaltam que o medicamento não oferece benefícios clínicos para pacientes que não precisam de suporte respiratório. Com base em suas descobertas, eles estimaram que o tratamento com dexametasona evitaria uma morte em cada oito pacientes em suporte ventilatório.

Os autores do estudo ressaltam que dexametasona é a primeira droga que mostra melhoras na sobrevida no COVID-19, e o benefício de sobrevivência é claro e grande naqueles pacientes que estão doentes o suficiente para necessitar de tratamento com oxigênio. Eles acreditam que, agora, a dexametasona pode se tornar padrão de atendimento nesses pacientes, pois além de ser de fácil acesso em hospitais, tem baixo custo.

Fonte: University of Oxford. News Release. EMBARGOED UNTIL 16 June 2020.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários