Notícias de saúde

Comer peixe na gestação pode melhorar metabolismo da criança

02 de junho de 2020 (Bibliomed). O equilíbrio entre risco de ingestão exagerada de mercúrio e o benefício nutricional da ingestão de peixe durante a gravidez para a saúde metabólica dos filhos até o momento é desconhecido.

Estudo recente teve como objetivo avaliar as associações entre ingestão de peixes e exposição ao mercúrio durante a gravidez com a síndrome metabólica e com as alterações em biomarcadores inflamatórios nas crianças.

Pesquisadores da University of Southern California em Los Angeles usaram dados de questionários alimentares do projeto Human Early Life Exposome (1 de abril de 2003 a 26 de fevereiro de 2016). A concentração materna de mercúrio foi avaliada em amostras de sangue total e no sangue do cordão umbilical. A análise incluiu 805 mães e seus filhos únicos (acompanhamento até as crianças de 6 a 12 anos) em cinco países europeus (França, Grécia, Noruega, Espanha e Reino Unido).

Os pesquisadores descobriram que a ingestão de peixes consistente com as recomendações de saúde (uma a três vezes por semana) durante a gravidez foi associada a uma diminuição de 1U no escore da síndrome metabólica em crianças (ß=-0,96) em comparação com o baixo consumo de peixes (menos de uma vez uma semana) após o ajuste dos níveis de mercúrio materno e outras covariáveis. Não houve benefício adicional com a ingestão de peixes mais de três vezes por semana. Há uma associação independente observada entre um aumento no escore da síndrome metabólica da prole e maior concentração materna de mercúrio (ß por duplo aumento na concentração de mercúrio=0,18). A ingestão moderada a alta de peixes durante a gravidez foi associada a níveis reduzidos de citocinas e adipocinas pró-inflamatórias em crianças, em comparação à baixa ingestão de peixes.

A pesquisa concluiu que a ingestão moderada de peixes durante a gravidez (uma a três vezes por semana) está associada a melhorias na saúde metabólica subsequente das crianças.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2020.1007.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários