Notícias de saúde

Morfina é Mais Potente em Mulheres que em Homens

Por Alicia Ault

SÃO FRANCISCO (Reuters Health) - As mulheres podem ser mais suscetíveis que os homens aos efeitos da morfina intravenosa, informaram pesquisadores holandeses durante encontro da American Society of Anesthesiologists (Sociedade Americana de Anestesiologistas), em São Francisco.

De acordo com a equipe de Elise Sarton, da Universidade Leiden, na Holanda, a droga parece demorar mais para fazer efeito nas mulheres e também para desaparecer.

Os pesquisadores estudaram 20 voluntários saudáveis, 10 homens e 10 mulheres, que receberam morfina durante uma hora.

Os cientistas verificaram que os níveis sanguíneos de morfina foram similares, mas os homens tiveram alívio da dor na primeira hora enquanto as mulheres não registraram efeito analgésico no mesmo período.

O efeito analgésico em homens se dissipou rapidamente e durou muito mais nas mulheres, disse Sarton.

Estudos anteriores verificaram que quando os pacientes puderam auto-administrar a morfina, os homens usaram a droga 40 por cento a 60 por cento mais que as mulheres. Nenhum estudo determinou por que os homens precisam de mais droga que as mulheres.

Os pesquisadores acreditam que isso pode ser resultado de diferentes respostas dos receptores opióides que se ligam a droga no cérebro.

Agora, a equipe vai estudar ratos para determinar quais dos três receptores de opióides podem estar atuando no processo.

Os pesquisadores também verificaram que as mulheres foram muito sensíveis a um produto da quebra da morfina, a morfina-6-glucoride, enquanto os homens foram completamente insensíveis ao subproduto. O estudo completo será publicado na edição de novembro da Anestesiology.

Os pesquisadores decidiram realizar o estudo depois que notaram que a mesma dose de morfina reduziu mais a respiração em mulheres que em homens.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários