Notícias de saúde

Fentanil arco-íris: conheça a droga colorida colocou os EUA em alerta

08 de fevereiro de 2023 (Bibliomed). Nos Estados Unidos, uma droga colorida chamada de fentanil colorido ou fentanil arco-íris está se disseminando e preocupa as autoridades. De acordo com a Agência Antidrogas dos EUA (DEA), as pílulas e pó de fentanil que vêm em uma variedade de cores, formas e tamanhos brilhantes e é um esforço deliberado dos traficantes de drogas para aumentar o vício entre crianças e adultos jovens.

Apesar das afirmações de que algumas cores podem ser mais potentes do que outras, os testes de laboratório da DEA não encontraram evidências para apoiar essas alegações. Ainda assim, o fentanil é extremamente perigoso, não importa a cor, forma ou tamanho.

Um opioide sintético, o fentanil é 100 vezes mais potente que a morfina e 50 vezes mais potente que a heroína. Acredita-se que uma dose letal de fentanil seja tão pequena quanto 2 miligramas, ou cerca de 10 a 15 grãos de sal de mesa. É impossível determinar quanto fentanil está concentrado em um comprimido ou pó sem realizar testes de laboratório.

Além disso, o fentanil continua sendo a ameaça de drogas mais letal para os Estados Unidos. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA estimam que 107.622 americanos tiveram overdose e morreram em 2021, com opioides sintéticos como o fentanil a causa de 66% dessas mortes. A intoxicação por drogas é a principal causa de morte de americanos entre 18 e 45 anos.

Fonte: U.S. Drug Enforcement Administration.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários