Notícias de saúde

COVID-19 pode ter começado na China em agosto, diz estudo

10 de junho de 2020 (Bibliomed). O surto de COVID-19 pode ter começado em Wuhan, China, em agosto de 2019, pelo menos três meses antes do que se pensava. É o que sugere uma análise de pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

As descobertas, baseadas em imagens de satélite das ruas da cidade e no uso de mecanismos de busca entre os moradores locais, mostram um aumento acentuado do tráfego nos cinco hospitais de Wuhan entre o final de agosto e dezembro. Isso coincide com um aumento nas pesquisas on-line por sintomas como "tosse" e "diarreia", disseram os pesquisadores.

A análise foi publicada on-line e ainda não foi revisada por pares, o que significa que não foi avaliada por especialistas independentes quanto à precisão. Até agora, as autoridades chinesas e a Organização Mundial da Saúde (OMS) sustentavam que o novo coronavírus (SARS-CoV-2) apareceu pela primeira vez em Wuhan em novembro. As autoridades de saúde de Wuhan relataram um conjunto incomum de casos de pneumonia à OMS em 31 de dezembro.

Para chegar a sua conclusão, os pesquisadores de Harvard examinaram dados comerciais de satélite de fora de cinco hospitais em Wuhan, comparando imagens do final do verão e outono de 2018 com o mesmo período de 2019. Aumentos no tráfego e carros estacionados foram encontrados em todos os cinco hospitais, incluindo um que mostrou um aumento de 67% de um ano para o outro.

Ao mesmo tempo, as pesquisas on-line de palavras associadas aos sintomas do COVID-19 no mecanismo de pesquisa chinês Baidu começaram a aumentar no final do verão naquela região (junho a setembro), antes de subirem drasticamente no final de novembro.

As autoridades chinesas refutaram as descobertas, chamando-as de "ridículas". Para o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Hua Chunying, é “incrivelmente ridículo, chegar a essa conclusão com base em observações superficiais, como o volume de tráfego”, disse durante uma coletiva realizada na última terça-feira (09 de maio).

Fonte: United Press International. Health News. June 9, 2020.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários