Notícias de saúde

Medicamento usado para artrite pode ajudar na COVID-19 grave

05 de maio de 2020 (Bibliomed). O tocilizumabe, um medicamento usado para tratar algumas formas de artrite, pode ser um tratamento eficaz para pacientes com casos graves de COVID-19, de acordo com os resultados preliminares de um estudo publicado pelo Proceedings of the National Academy of Sciences. O medicamento, produzido a partir de células de anticorpos clonadas, normalmente é usado para tratar formas autoimunes de artrite, como a artrite reumatoide.

A droga é um anticorpo monoclonal - uma célula imune clonada - que se liga à interleucina-6, ou IL-6, um tipo de pesquisa de proteínas de citocinas que sugere ser parte de uma resposta imune hiperativa que causa doenças graves em algumas pessoas infectados com o novo coronavírus. Ao se ligarem à IL-6, disseram os pesquisadores, o tocilizumabe trabalha efetivamente para interromper essa resposta imune, permitindo que os pacientes se recuperem. No entanto, os autores enfatizaram que os resultados são preliminares e precisam ser confirmados em um estudo maior.

O estudo analisou 21 pacientes com doenças graves ou críticas do COVID-19 na província de Anhui, na China. Os participantes do estudo tinham entre 25 e 88 anos de idade. Antes do tratamento, todos os pacientes apresentavam febre e evidência de lesões pulmonares nas tomografias, enquanto 17 apresentavam percentagens anormalmente baixas de linfócitos e 20 apresentavam níveis elevados de proteína C reativa, ou PCR, um indicador de inflamação. Todos, exceto um dos participantes do estudo, receberam oxigenoterapia antes do tratamento com tocilizumabe.

Após o tratamento com tocilizumabe, a temperatura corporal de todos os pacientes voltou ao normal no primeiro dia e permaneceu estável a partir de então. Dentro de cinco dias do tratamento, 15 pacientes foram capazes de reduzir a ingestão de oxigênio e lesões pulmonares foram resolvidas em 19 pacientes após o tratamento. Todos os participantes receberam alta entre 10 e 31 dias após o tratamento, e nenhum efeito colateral foi relatado.

Terapias baseadas em anticorpos foram sugeridas como tratamento potencial para a doença depois de outro estudo publicado no mês passado por pesquisadores da China constatar que o plasma sanguíneo transfundido de pacientes recuperados parecia resolver alguns sintomas. A abordagem baseia-se na teoria de que as pessoas que se recuperaram da doença desenvolvem anticorpos para o vírus - presente no sangue - que promovem a imunidade contra ele. A Organização Mundial da Saúde, no entanto, alertou que existem evidências de que pessoas com anticorpos podem não estar imunes a serem infectadas mais de uma vez.

Fonte: Proceedings of the National Academy of Sciences. DOI: 10.1073/pnas.2005615117.

Copyright © Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários