Notícias de saúde

Asma não é comum em pacientes que morreram com COVID-19

30 de abril de 2020 (Bibliomed). A doença de coronavírus 2019 (COVID-19), causada pela nova síndrome respiratória aguda grave coronavírus 2 (SARS-CoV-2), é uma doença respiratória aguda que pode levar a insuficiência respiratória e morte. Epidemias anteriores de novas doenças de coronavírus, como síndrome respiratória aguda grave (SARS) e síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS), foram associadas a características e resultados clínicos semelhantes. Poder-se-ia antecipar que pacientes com doenças respiratórias crônicas, particularmente doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e asma, estariam sob risco aumentado de infecção por SARS-CoV-2 e apresentações mais graves de COVID-19.

No entanto, é surpreendente que ambas as doenças pareçam estar sub-representadas nas comorbidades relatadas para pacientes com COVID-19, em comparação com as estimativas de carga global de doenças da prevalência dessas condições na população em geral; um padrão semelhante foi observado com SARS. Por outro lado, a prevalência de diabetes em pacientes com COVID-19 ou SARS é tão alta quanto ou mais alta que a prevalência nacional estimada.

Dados obtidos no último mês no estado de Nova Iorque confirmam a observação inicialmente relatada: apenas cerca de 5% dos indivíduos portadores de COVID-19 que morreram apresentavam a asma como co-morbidade.

Fonte: The Lancet Respiratory Medicine 2020. DOI: 10.1016/ S2213-2600(20)30167-3.

Copyright © Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários