Notícias de saúde

Novo coronavírus poderia ser transmitido pela fala

29 de abril de 2020 (Bibliomed). Desde que os primeiros relatórios revelaram que um novo coronavírus estava se espalhando rapidamente entre as pessoas, os pesquisadores tentam determinar se ele poderia se disseminar pelo ar. As autoridades de saúde dizem que o vírus é transportado apenas através de gotículas que são tossidas ou espirradas, tanto diretamente como através de objetos. Mas alguns pesquisadores dizem que há evidências preliminares de que a transmissão pelo ar - na qual a doença se espalha nas partículas muito menores do ar expirado, conhecido como aerossóis - está ocorrendo, e que precauções, como o aumento da ventilação em ambientes fechados, devem ser recomendadas reduzir o risco de infecção.

Em um resumo científico publicado em seu site em 27 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde disse que não há evidências suficientes para sugerir que o SARS-CoV-2 é transmitido pelo ar, exceto em alguns contextos médicos, como na intubação de um paciente infectado.

Mas especialistas que trabalham com doenças respiratórias e aerossóis no ar afirmam que a coleta de evidências inequívocas para a transmissão pelo ar pode levar anos e custar vidas. "Na mente dos pesquisadores que estudam o assunto, não há dúvida de que o vírus se espalha no ar", diz a cientista de aerossóis Lidia Morawska, da Universidade de Tecnologia de Queensland, em Brisbane, na Austrália. "Isso é óbvio", completa.

Quando as autoridades de saúde pública dizem que não há evidências suficientes para dizer que o COVID-19 seja transportado pelo ar, isso significa especificamente que sejam transportadas em aerossóis carregados de vírus com menos de cinco micrômetros de diâmetro. Em comparação com as gotículas, que são mais pesadas e que viajam apenas por curtas distâncias depois que alguém tosse ou espirra antes de cair no chão ou em outras superfícies, os aerossóis podem permanecer no ar por mais tempo e viajar mais.

A maioria das transmissões ocorre a curta distância. E se o SARS-CoV-2 estiver transmitindo em aerossóis, é possível que as partículas virais se acumulem ao longo do tempo em espaços fechados, ou sejam transmitidas a distâncias maiores.

Também é mais provável que os aerossóis sejam produzidos pela fala e respiração, o que pode até constituir um risco maior do que espirrar e tossir.

Fonte: Nature News. News April 2020.

Copyright © Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários