Notícias de saúde

OMS busca origens do vírus causador da COVID-19

04 de agosto de 2020 (Bibliomed). A Organização Mundial da Saúde irá liderar uma investigação internacional sobre as origens da pandemia de COVID-19 na China.

Dois especialistas da OMS - um em saúde animal e outro em epidemiologia – viajaram até Pequim para reuniões com autoridades chinesas para fazer os preparativos para a missão. Uma parte importante da investigação será "examinar se ela pulou de espécies para humanos e de quais espécies saltou", de acordo com a OMS. Acredita-se que o novo coronavírus possa ter se originado em morcegos e foi transmitido a outro mamífero antes de infectar seres humanos.

As dúvidas vão desde a caça de animais que podem abrigar o vírus até examinar a possibilidade de que ele veio de um laboratório. Há muitos detalhes para investigar, e pode ser um longo caminho. Os enigmas de origem para outras novas doenças infecciosas geralmente levavam anos para serem resolvidos, e o caminho para respostas envolve mudanças erradas, reviravoltas surpreendentes, avanços tecnológicos, ações judiciais, alegações de encobrimento e políticas de alto nível. Determinar como um patógeno surge repentinamente nas pessoas exige muita investigação, mas os sucessos do passado oferecem pistas sobre onde procurar novas ideias, assim como os poucos pontos de dados existentes agora para o SARS-CoV-2, o vírus que causa o COVID-19.

A história de origem inicial e contada pelas autoridades de saúde em Wuhan durante as primeiras semanas de janeiro foi que um grupo de pessoas conectadas a um mercado de frutos do mar desenvolveu uma pneumonia incomum e que o surto parou depois que o mercado foi fechado e desinfetado. Mas a confusão sobre a origem do novo coronavírus identificado em pacientes de Wuhan surgiu quando os pesquisadores publicaram os primeiros estudos epidemiológicos do surto da cidade: quatro dos cinco primeiros casos confirmados como tendo infecções por SARS-CoV-2 não tinham ligação com o mercado.

Enquanto isso, a OMS reconheceu na última semana que o novo coronavírus pode permanecer em pequenas gotículas transportadas pelo ar dentro de casa, depois de ser instado a fazê-lo por centenas de especialistas.

A OMS agora diz que a transmissão do novo coronavírus por pequenas gotas pode ter sido responsável por "surtos de COVID-19 relatados em alguns locais fechados, como restaurantes, boates, locais de culto ou locais de trabalho onde as pessoas podem estar gritando, conversando ou cantando”. No entanto, a descrição atualizada da OMS de como o novo coronavírus se espalha ainda enfatiza amplamente que ocorre por gotículas maiores que são tossidas ou inaladas ou por contato com superfícies contaminadas. A agência também declarou que, sem dúvidas, o novo coronavírus pode ser transmitido por pessoas que não apresentam sintomas.

Fonte: Science, July 10, 2020.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários