Notícias de saúde

Quarentena é eficaz no controle da COVID-19

28 de abril de 2020 (Bibliomed). A COVID-19 se espalha facilmente entre pessoas que estão em contato próximo. Na ausência de um tratamento ou vacina eficaz, a quarentena é uma das recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para controlar a doença.

Uma nova revisão publicada pela Biblioteca Cochrane teve como objetivo avaliar se, e com que eficácia, a quarentena impede a propagação da COVID-19, e ainda, se esta quarenta é capaz de evitar mortes. Um objetivo adicional da revisão foi avaliar se a quarentena seria mais eficaz quando combinada com outras medidas, tais como o fechamento das escolas, e ainda, qual seria o custo da quarentena.

Na revisão, foram buscados estudos que tivessem avaliado o efeito de qualquer tipo de quarentena, em qualquer lugar, sobre a propagação e a gravidade da COVID-19. Foram ainda buscados estudos que haviam avaliado a quarentena junto com outras medidas, tais como isolamento, distanciamento social, fechamento de escolas e higiene das mãos. Como a COVID-19 é uma nova doença, e, para encontrar o máximo de evidências possíveis, os autores do levantamento buscaram também por estudos sobre vírus semelhantes, como a SRAG (síndrome respiratória aguda grave) e a MERS (síndrome respiratória do Oriente Médio).

Os estudos mediram o número de casos de COVID-19, SRAG ou MERS, quantas pessoas foram infectadas, quão rapidamente o vírus se espalhou, quantas pessoas morreram, e os custos da quarentena.

Foram incluídos 29 estudos no levantamento, sendo que desses, dez eram sobre a COVID-19, 15 sobre a SRAG, dois sobre a SRAG mais outros vírus, e dois eram sobre a MERS. A maioria dos estudos combinou os dados existentes para criar um modelo simulado para prever como os eventos podem ocorrer ao longo do tempo, para pessoas em diferentes situações. Os estudos da COVID-19 simularam surtos na China, Reino Unido, Coreia do Sul e no navio de cruzeiro Diamond Princess. Quatro estudos analisaram o efeito da quarentena em 178.122 pessoas envolvidas em surtos de SRAG e MERS. Os outros estudos modelaram surtos de SRAG e de MERS.

Todos os estudos de modelagem constataram que medidas simuladas de quarentena reduzem em 44% até 81% o número de pessoas com doença, e reduzem em 31% até 63% o número de mortes. Combinar a quarentena com outras medidas, como o fechamento das escolas ou o distanciamento social, é mais eficaz para reduzir a propagação da COVID-19 do que apenas a quarentena. Os estudos da SRAG e MERS concordaram com os estudos da COVID-19.

Dois estudos de modelagem da SRAG avaliaram os custos. Eles descobriram que os custos eram menores quando as medidas de quarentena haviam sido iniciadas mais precocemente.

Portanto, apesar das poucas evidências, os resultados de todos os estudos indicam que a quarentena é importante para reduzir o número de pessoas infectadas e o número de mortes; ainda, a quarentena foi mais eficaz, e custou menos, quando foi iniciada mais cedo. A combinação da quarentena com outras medidas de prevenção e controle teve um efeito maior do que apenas a quarentena.

Fonte: Biblioteca Cochrane, News release.

Copyright © Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários