Notícias de saúde

Vacina contra Covid-19 é testada em humanos no Reino Unido

27 de abril de 2020 (Bibliomed). Pesquisadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, anunciaram o inicio de testes em humanos de uma vacina contra o coronavírus. Na última quinta-feira (23/04/2020), dois voluntários receberam um uma dose da vacina em potencial e outro um controle (uma vacina de meningite amplamente disponível).

Os voluntários foram monitorados por 48 horas, período depois do qual mais seis pessoas receberam a vacina. A ideia é que nesta semana mais pessoas sejam vacinadas. De acordo com os pesquisadores, se a transmissão do novo coronavírus na comunidade continuar alta, é possível que dentro de alguns meses poderão verificar a eficácia da vacina. Contudo, se os níveis de transmissão diminuírem, podem demorar até seis meses para se avaliar os resultados. O objetivo dos pesquisadores é produzir um milhão de doses da vacina até setembro.

Cerca de 1.110 pessoas participarão do estudo, sendo metade injetada com controle e metade com a vacina, que foi fabricada a partir de uma versão enfraquecida de um vírus do resfriado comum que causa infecções em chimpanzés, e foi modificado para que seja impossível crescer em humanos, e adicionadas proteínas do vírus Covid-19 - glicoproteína Spike.

Os pesquisadores esperam fazer com que o corpo reconheça e desenvolva uma resposta imune à proteína Spike, que ajudará a impedir que o vírus SARS-CoV-2 entre nas células humanas e, portanto, evitar a infecção. O governo do Reino Unido prometeu apoio financeiro ao projeto da Universidade de Oxford e também a uma equipe do Imperial College que está trabalhando na formulação de vacina contra o SARS-CoV-2, e anunciou que investirá em capacidades de fabricação para que, se os resultados de alguma das duas pesquisas forem bem-sucedidos, a vacina esteja disponível ao povo britânico o mais rápido possível.

Fonte: Oxford Vaccine Group. 24 de abril de 2020.

Copyright © Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários