Notícias de saúde

Novo coronavírus pode infectar chão de hospitais

15 de abril de 2020 (Bibliomed). Dados divulgados pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos mostram que o novo coronavírus pode infectar o chão e os sapatos dos profissionais de saúde de lidam diretamente com pessoas contaminadas.

O relatório, com base nas descobertas do Hospital Huoshenshan em Wuhan, China, onde começou a pandemia global do COVID-19, observa que 94% das amostras colhidas no chão da unidade de terapia intensiva da unidade e 100% das colhidas em enfermarias gerais usadas para tratar pacientes com sintomas graves testaram positivo para coronavírus durante o auge do surto na cidade.

Os pesquisadores também descobriram que metade das amostras das solas dos sapatos da equipe médica da UTI apresentaram resultados positivos para o vírus, sugerindo que "as solas dos sapatos da equipe médica podem funcionar como transportadoras". Eles citaram isso como uma provável razão pela qual os andares da farmácia do hospital deram positivo para o vírus, apesar do fato de que pacientes com COVID-19 não eram permitidos nessa área.

Em geral, os autores acreditam que gotículas respiratórias que caem no chão foram movidas pela gravidade e pelo fluxo de ar, levando à distribuição do vírus. Eles também documentaram que a presença do vírus permanecia em "objetos que eram frequentemente tocados pela equipe médica ou pelos pacientes". Seis dos oito mouses de computador apresentaram resultados positivos, assim como três das cinco latas de lixo da UTI, seis dos 14 corrimãos de leitos de doentes e uma maçaneta na enfermaria geral. Resultados positivos esporádicos também foram obtidos de mangas e luvas da equipe médica.

De acordo com os pesquisadores, esses resultados sugerem que a equipe médica precisam realizar práticas de higiene das mãos imediatamente após o contato com o paciente, para evitar que o vírus se propague pelo hospital e para fora deste.

Fonte: HEALTH NEWS. 13 de abril de 2020.

Copyright © Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários