Notícias de saúde

Ter câncer na infância pode reduzir tempo de vida

14 de abril de 2020 (Bibliomed). Os resultados do tratamento entre os sobreviventes de câncer diagnosticado durante a adolescência e o início da idade adulta jovem não foram caracterizados independentemente dos sobreviventes de câncer diagnosticados durante a infância. O objetivo de um novo estudo foi descrever condições crônicas de saúde e mortalidade por todas as causas e causas específicas entre os sobreviventes de câncer no início da adolescência e nos adultos jovens.

Pesquisadores do da Loyola University Chicago Health Sciences usaram dados do Childhood Cancer Survivor Study para descrever condições crônicas de saúde e mortalidade por todas as causas e por causas específicas entre os sobreviventes de câncer no início da adolescência e na fase de adulto jovem (com idades entre 15 e 20 anos no diagnóstico; 5.804 sobreviventes) e sobreviventes diagnosticados com idade inferior a 15 anos (5.804 sobreviventes), em comparação com uma coorte de irmãos e a população em geral.

Os pesquisadores descobriram que a taxa de mortalidade padronizada (RCM) para mortalidade por todas as causas foi de 5,9 e 6,2 entre sobreviventes de adolescentes e jovens adultos e entre os sobreviventes de câncer na infância, respectivamente, em comparação com a população em geral. Comparados com os sobreviventes de câncer na infância, os sobreviventes de câncer no início da adolescência e do adulto jovem apresentaram menores SMRs por morte por causas relacionadas à saúde (SMR, 4,8 versus 6,8), o que ficou evidente mais de 20 anos após o diagnóstico do câncer. O risco de desenvolver condições de saúde graves e incapacitantes, com risco de vida ou fatal se encontrava aumentado para sobreviventes de câncer em adolescentes jovens e adultos jovens e sobreviventes de câncer na infância versus irmãos da mesma idade (taxas de risco, 4,2 e 5,6, respectivamente).

O estudo, publicado na revista The Lancet Oncology, concluiu que os sobreviventes de câncer no início da adolescência e na fase de adulto jovem apresentavam aumento nos riscos de mortalidade e morbidade em comparação com os irmãos ou a população em geral.

Fonte: The Lancet Oncology. DOI: 10.1016/S1470-2045(19)30800-9.

Copyright © Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários