Notícias de saúde

Pessoas assintomáticas podem espalhar o vírus da COVID-19

02 de abril de 2020 (Bibliomed).Estudo publicado na revista Morbidity and Mortality Weekly Report (MMWR) em 01 de abril de 2020 abordou caos de COVID-19 ocorridos em Cingapura e mostrou que pacientes assintomáticos podem transmitir o vírus SARS-CoC-2.

A investigação envolveu todos os 243 casos da doença relatados em Cingapura entre 23 de janeiro e 16 de março e identificou sete grupos de casos em que a transmissão pré-sintomática é a explicação mais provável para a ocorrência de casos secundários. Estima-se que algo em torno de 10% das novas infecções poderiam ser desencadeadas por pessoas portadoras do vírus, mas que ainda não apresentaram sintomas.

A existência de transmissão pré-sintomática ou assintomática apresentaria desafios difíceis para o rastreamento de contatos. Esses modos de transmissão não foram documentados definitivamente para o COVID-19, embora casos de transmissão pré-sintomática e assintomática tenham sido relatados na China e possivelmente tenham ocorrido na instalação de enfermagem em King County (no estado de Washington, Estados Unidos).

As autoridades de saúde pública que realizam rastreamento de contatos devem considerar fortemente incluir um período antes do início dos sintomas para explicar a possibilidade de transmissão pré-sintomática. O potencial para transmissão pré-sintomática ressalta a importância do distanciamento social, incluindo evitar ambientes de reunião de pessoas, para reduzir a propagação da COVID-19.

Fonte: MMWR Morb Mortal Wkly Rep. ePub: 1 April 2020. DOI: 10.15585/mmwr.mm6914e1external icon.

Copyright © Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários