Notícias de saúde

Sangramento gastrointestinal pode indicar um câncer de cólon

23 de março de 2020 (Bibliomed). A ocorrência de um sangramento gastrointestinal em pacientes que tomam anticoagulantes devido a arritmias cardíacas deve levar os médicos a pesquisar a presença de um câncer de cólon, recomenda um novo estudo. Pacientes com fibrilação atrial frequentemente usam anticoagulantes, como varfarina, dabigatrana, rivaroxabana e apixabana, para evitar coágulos que podem causar um derrame.

No estudo, pesquisadores analisaram mais de 125.000 pacientes na Dinamarca portadores de fibrilação atrial, uma arritmia frequente em pacientes mais idosos. Eles relataram que aqueles com sangramento gastrointestinal eram de 11 a 24 vezes mais propensos do que outros a serem diagnosticados com um câncer de cólon.

Entre 4% e 8% dos pacientes com fibrilação atrial e que tiveram sangramento no trato gastrointestinal inferior foram diagnosticados com câncer de cólon, em comparação com menos de 1% daqueles sem sangramento.

Os pesquisadores reafirmam que educar os pacientes é uma obrigação, assim que eles começam a tomar anticoagulantes. Os pacientes, assim que virem sangue nas fezes, devem sempre consultar seu médico. O exame oportuno pode fornecer detecção precoce de câncer de cólon.

Não há evidências de que os anticoagulantes causem câncer de cólon.

Fonte: European Heart Journal. News release. Fevereiro de 2020.

Copyright © Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários