Notícias de saúde

Cientistas Avaliam Risco de Radiação em Linhas Aéreas

Por Georgina Kenyon

LONDRES (Reuters Health) - Cientistas da University College London, com apoio da companhia aérea Virgin Atlantic, vão monitorar o nível de exposição à radiação nos aviões durante o vôo.

A atmosfera protege os habitantes da Terra da radiação que banha o planeta, mas quanto mais uma pessoa se afasta da superfície -- em um avião, por exemplo -, menor a proteção contra a radiação cósmica.

A exposição à radiação durante uma viagem de avião é praticamente desprezível, mas vôos mais demorados e frequentes podem significar risco maior, segundo Bob Bentley, do Mullard Space Science Laboratory (Laboratório de Ciências Espaciais Mullard) da University College London.

"Os passageiros estão voando com mais frequência e os aviões estão voando mais alto por causa do aumento do tráfego aéreo", disse o cientista à Reuters Health.

"Há uma preocupação crescente quanto à exposição à radiação dos viajantes mais frequentes e o risco de desenvolver câncer", explicou Bentley.

As pessoas que voam com frequência podem ter um risco ainda mais alto que a tripulação, que trabalha em turnos, com revezamento de equipes, informou o cientista.

De acordo com os especialistas, o máximo da radiação cósmica está entre os 50 mil e 60 mil pés de altitude. "A radiação cósmica contém partículas muito energéticas e o fluxo dessa radiação é regulado pelos ventos solares", observaram os autores. Os ventos solares são gerados pelo sol.

"Quando há uma explosão solar, a radiação liberada pode ser mil vezes maior que a normal. Explosões dessa magnitude ocorreram na década de 50, mas naquela época não houve estudos com passageiros de avião que pudessem apontar uma maior incidência de câncer", informou o pesquisador.

"Os estudos anteriores sobre radiação cósmica não pesquisaram tripulantes ou passageiros suficientes para produzir dados conclusivos", disse Bentley.

Se as viagens aéreas estiverem associadas a risco maior de desenvolver câncer, o futuro das viagens espaciais e de uma missão a Marte podem não ser tão atraente, comentou o pesquisador.

O estudo começou em setembro deste ano sendo apoiado pela Civil Aviation Authority (Autoridade de Aviação Civil) e o Particle Physics Research Laboratory (Laboratório de Pesquisa de Partículas Físicas), do governo norte-americano.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários