Notícias de saúde

OMS declara pandemia do novo coronavírus

12 de março de 2020 (Bibliomed). Com mais de 118 mil casos em 114 países e mais de 4.000 mortes, o novo coronavírus foi declarado uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A decisão, anunciada na quarta-feira (11/03) pelo diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus, considerou a dispersão e severidade dos casos. Segundo Ghebreyesus, a nova classificação não altera a avaliação da OMS sobre o COVID-19 e nem o que a entidade está fazendo e o que os países devem fazer. A OMS espera que os países ajam mais rapidamente para detectar, testar, tratar, isolar e rastrear os casos, diminuindo o risco de transmissão interna.

O secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, em mensagem de vídeo, disse que a classificação do COVID-19 como pandemia não pode causar uma viralização do medo, mas que os países devem intensificar e ampliar os esforços para contenção do vírus.

A OMS classifica como pandemia a disseminação mundial de uma nova doença, sendo a pandemia o último nível de classificação de surtos, hoje em seis estágios. Uma doença é considerada em pandemia quando existe surto em pelo menos dois continentes, com a transmissão do vírus ocorrendo entre seres humanos. A última vez que a OMS declarou pandemia foi com o surto de Influenza A (H1N1), em 2009.

Fonte: World Health Organization. 11 de março de 2020.

Pixabay

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários