Notícias de saúde

Cães conseguem entender gestos humanos

26 de fevereiro de 2020 (Bibliomed). Pesquisadores indianos suspeitam que os cães têm uma capacidade inata de entender certos gestos que não dependem do treinamento.  Novas pesquisas constatam que os cães de rua seguem os comandos humanos, mesmo que não tenham sido treinados.

Os pesquisadores se aproximavam de um cão de rua e colocavam duas tigelas cobertas no chão perto do cão. Eles então apontaram para uma das tigelas e notaram se o cachorro foi para aquela tigela indicada. Cerca de metade dos cães não foi a nenhuma tigela. Os pesquisadores sugeriram que esses animais provavelmente já haviam tido más interações com humanos antes.

Os cães que foram às tigelas eram mais amigáveis e menos ansiosos, e a maioria foi para a tigela apontada pelo pesquisador, o que indica que os cães entendiam o que o humano queria. Isso sugere que os cães entendem gestos complexos observando seres humanos, o que pode ser uma pista para reduzir o conflito entre cães de rua e as pessoas, dizem os pesquisadores.

Os investigadores suspeitam que os cães tenham uma capacidade inata de entender certos gestos que não dependem do treinamento, tendo capacidade de entender a linguagem corporal.

Fonte: Frontiers in Psychology. News release. 2020.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários