Notícias de saúde

Intervenções não farmacológicas reduzem agitação na demência

19 de dezembro de 2019 (Bibliomed). Intervenções farmacológicas e não farmacológicas são usadas para tratar sintomas neuropsiquiátricos em pessoas com demência.

Pesquisadores do St. Michael's Hospital e da Universidade de Toronto conduziram uma revisão sistemática para resumir a eficácia comparativa de intervenções farmacológicas e não farmacológicas no tratamento da agressividade e agitação em adultos com demência. Um total de 163 estudos com 23.143 pacientes foram incluídos nas metanálises de rede.

Os pesquisadores descobriram que, na análise de intervenções direcionadas à agressividade e agitação de 148 estudos com 21.686 pacientes, verificou-se que, em comparação com os cuidados usuais, o atendimento multidisciplinar, massagem e terapia por toque e música combinada com massagem e terapia por toque, eram clinicamente mais eficazes (diferenças médias padronizadas, -0,5, -0,75 e -0,91, respectivamente). Comparado com os cuidados usuais, a terapia recreativa foi significativamente, mas não clinicamente, mais eficaz (diferença média padronizada, -0,29).

Portanto, deve-se considerar a priorização de intervenções não farmacológicas em relação a intervenções farmacológicas para agressividade e agitação, devido aos possíveis danos associados a certas intervenções farmacológicas. Os formuladores de políticas devem considerar instituir e promover políticas para facilitar o uso de intervenções não farmacológicas.

Fonte: Ann Intern Med. 2019. DOI: 10.7326/M19-0993.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários