Notícias de saúde

Musicoterapia alivia depressão em pacientes com demência

05 de setembro de 2025 (Bibliomed). Uma nova revisão de evidências, realizada na Universidade de Leiden, na Holanda, descobriu que a musicoterapia pode ajudar a levantar o ânimo e aliviar a depressão em pessoas com demência. As descobertas sugerem que a terapia baseada em música provavelmente melhora os sintomas depressivos e pode até melhorar problemas comportamentais ao final do tratamento.

Para a revisão, os pesquisadores reuniram evidências de 30 estudos envolvendo mais de 1.700 pessoas. Os estudos analisaram como a musicoterapia pode melhorar o bem-estar emocional, a qualidade de vida, os distúrbios de humor, os problemas comportamentais, o comportamento social e as habilidades de pensamento e memória (cognição). A maioria dos participantes estava em casas de repouso, com a terapia fornecida individualmente ou em grupo.

Os pesquisadores concluíram que quando comparado ao tratamento usual, proporcionar às pessoas com demência pelo menos cinco sessões de uma intervenção terapêutica baseada em música provavelmente melhora os sintomas depressivos e pode melhorar problemas comportamentais gerais ao final do tratamento. Os resultados mostram que é improvável que a musicoterapia melhore significativamente outros sintomas relacionados à demência, como agitação, agressão, bem-estar emocional ou cognição. No entanto, quando comparada a outros tratamentos, há algumas evidências de que a musicoterapia pode melhorar o comportamento social e diminuir a ansiedade.

Fonte: Cochrane Database of Systemic Reviews. DOI: 10.1002/14651858.CD003477.pub5.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários