Notícias de saúde

Unaids Aprova Estratégias Para Reforçar Luta Contra a Aids

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O Unaids (Programa das Nações Unidas para HIV/Aids) deve desenvolver estratégias para fortalecer as comunidades e buscar fontes alternativas de financiamento para o combate à doença em todo o mundo.

A orientação, divulgada na sexta-feira, é resultado da reunião do comitê executivo do Unaids, realizada no Rio de Janeiro. O documento servirá como base para o Plano Estratégico para o período 2001 e 2005 que deve ser aprovado em Genebra, em junho ou julho do próximo ano.

Segundo o porta-voz do Departamento de Relações Exteriores do Unaids, Ben Plumley, essas orientações significam que o programa deve definir populações em alto risco, estimular os vínculos entre governos e grupos que trabalham na prevenção e tratamento de pessoas com HIV/Aids.

Para Plumley, a estratégia deve incluir mecanismos de repasse de recursos diretamente às organizações não-governamentais (ONGs) e às comunidades. "Muitos países não têm uma estrutura oficial montada para receber o dinheiro e implementar as ações", disse Plumley à Reuters.

Outro problema é a necessidade crescente de financiamento. Pelas estimativas do Unaids, é necessário um investimento anual de 3 bilhões de dólares em programas de prevenção e tratamento básico para enfrentar a Aids somente na África. Segundo Plumley, uma possibilidade seria a obtenção de financiamento nos moldes da ajuda oferecida pelo Banco Mundial (Bird) a 11 países africanos em que 65 por cento do montante é doação e 35 por cento é um empréstimo que deve ser devolvido.

Outro caminho a ser estudado seria a transferência dos recursos utilizados para o pagamento da dívida externa de alguns países para programas sociais. "Neste caso, é preciso considerar a questão da transparência levantada pelo G8 (grupo dos sete países mais industrializados e a Rússia) para garantir que os recursos sejam aplicados no combate à doença", disse Plumley.

Durante o encontro, representantes e observadores de países como Austrália e Alemanha levantaram a necessidade de se unificar e coordenar as ações das várias agências, além de definir explicitamente as funções dos financiadores que trabalham no combate à Aids.

O documento aprovado contém 12 pontos que incluem a definição de focos de prevenção e assistência a grupos como mulheres jovens, profissionais do sexo, usuários de drogas injetáveis e homens que fazem sexo com homens.

Entre as orientações gerais, o plano coloca como prioridade a redução do estigma associado ao HIV/Aids e a garantia de resposta efetiva para a epidemia, incluindo o cumprimento de metas e objetivos mensuráveis.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários