Notícias de saúde
19 de julho de 2019 (Bibliomed). A mortalidade relacionada a drogas e álcool é significativamente maior do que a esperada nos sete anos após a cirurgia bariátrica, de acordo com um estudo publicado na revista Surgery for Obesity and Related Diseases.
Investigadores da Universidade de Pittsburgh compararam taxas de mortalidade relacionadas a drogas e álcool entre 2.458 adultos submetidos à cirurgia bariátrica em dez hospitais dos EUA durante abril de 2006 e abril de 2009, em relação à população geral dos EUA.
Os pesquisadores identificaram dez mortes relacionadas ao uso de drogas ou álcool (seis overdoses acidentais, uma overdose intencional, uma overdose com intenção desconhecida, e duas de doença hepática alcoólica) com base em até sete anos de acompanhamento entre 1.770 participantes submetidos a by-pass gástrico em Y de Roux. Em média, os óbitos ocorreram cerca de cinco anos após a cirurgia. Houve uma taxa de mortalidade significativamente maior para todas as causas relacionadas a drogas e álcool em geral e entre os participantes submetidos ao by-pass gástrico.
De acordo com os autores, esta é uma questão importante a ser reconhecida em todos os pacientes de cirurgia bariátrica, pois há um sinal claro de risco para mortes relacionadas ao uso de substâncias.
Fonte: Surgery for Obesity and Related Diseases. DOI: 10.1016/j.soard.2019.04.007.
Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.
Veja também