Notícias de saúde

Uma pequena dose diária de álcool protege contra doenças cardiovasculares?

09 de maio de 2019 (Bibliomed). A pressão arterial e o risco de acidente vascular cerebral (AVC) se elevam quanto mais as pessoas bebem, e as alegações anteriores de que um ou dois drinques por dia podem proteger contra o AVC não são verdadeiras, de acordo com os resultados de um importante estudo genético. Este estudo, publicado na revista médica The Lancet, enfocou pessoas de ascendência asiática, muitas das quais têm variantes genéticas que limitam a tolerância ao álcool.

A pesquisa, que usou dados de uma coorte de adultos chineses, muitos dos quais são incapazes de beber álcool devido à intolerância genética, descobriu que pessoas que bebem moderadamente - consumindo 10 a 20 gramas de dia álcool - aumentam o seu risco de acidente vascular cerebral em 10% a 15%. Para quem bebe muito, a pressão arterial aumenta significativamente e o risco de AVC aumenta em cerca de 35%, segundo o estudo.

A equipe de investigação disse que seria impossível fazer um estudo desse tipo em populações ocidentais, uma vez que quase ninguém no Ocidente tem as variantes genéticas de intolerância ao álcool como sendo relevantes.

A mensagem principal do estudo é que, pelo menos no caso do AVC, não ocorre efeito protetor do consumo moderado de álcool. A evidência genética mostra que o efeito protetor não é real.

Fonte: The Lancet. DOI: 10.1016/S0140-6736(18)31772-0.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários