Notícias de saúde

Psicopatologia em filhos de mães com Transtorno de Personalidade Limítrofe

06 de maio de 2019 (Bibliomed). Filhos de mães com transtorno de personalidade limítrofe (TPL) correm maior risco de desenvolver problemas de comportamento infantil e psicopatologia, incluindo o TPL no futuro. Mães com TPL tendem a demonstrar maior hostilidade durante a interação mãe-filho e podem ter dificuldades com a ligação, a sintonia e o apego. Sua capacidade limitada de criar um vínculo seguro com seus bebês, associada à reduzida disponibilidade emocional materna, pode desempenhar um papel crítico na transmissão da psicopatologia materna à criança.

Um estudo apresentado no 27th European Congress of Psychiatry (EPA 2019), que ocorreu de 06 a 09 de abril de 2019, em Varsóvia, Polônia, teve como objetivo descrever o estado da arte da literatura médica sobre psicopatologia em bebês de mães com transtorno de personalidade limítrofe.

Os autores revisaram a literatura publicada sobre este tema, selecionando os artigos relevantes com as palavras do tópico: transtorno de personalidade limítrofe, maternidade/mãe e psicopatologia infantil em base de data científica. Os estudos incluíram crianças em todas as idades (desde recém-nascidos até a adolescência) e todos revelaram achados congruentes e complementares na presença de psicopatologia nos filhos de mães com TPL.

Os bebês de mães com TPL expressam menos vocalizações positivas e menos autorregulação não autonômica do que os bebês de mães sem psicopatologia. Houve também uma associação de interações mal-adaptativas mãe-filho e sintomas da TPL, como impulsividade, dissociação e desregulação afetiva/comportamental.

A partir desses resultados, os pesquisadores concluíram que existe a necessidade de criação de programas de treinamento para mães com TPL e seus filhos, e que cubram todos os estágios de desenvolvimento, desde o início da vida até a idade adulta.

Fonte: 27th European Congress of Psychiatry (EPA 2019), 06 a 09 de abril de 2019, Varsóvia – Polônia.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários