Notícias de saúde

Menopausa precoce está associada com aumento do risco de câncer de bexiga

18 de abril de 2019 (Bibliomed). Uma idade mais precoce de ocorrência da menopausa está associada a um risco maior de câncer de bexiga, de acordo com um estudo apresentado na reunião anual da Associação Europeia de Urologia, realizada de 15 a 19 de março de 2019 em Barcelona, ​​na Espanha.

Pesquisadores da Medical University of Vienna investigaram o impacto de fatores hormonais e reprodutivos no risco de câncer de bexiga usando dados de 106.138 enfermeiras registradas que participaram do Nurses 'Health Study (NHS) e 113.974 que participaram do NHSII.

Durante um período de acompanhamento de até 36 anos, os pesquisadores encontraram 441 casos incidentes de câncer de bexiga. No NHS, 21,3% das mulheres estavam na menopausa no início do estudo versus 2,4% no NHSII. Uma menor idade na ocorrência da menopausa (≤45 anos) foi associada com um aumento do risco de câncer de bexiga (IRR, 1,41; Ptrend = 0,01), particularmente entre as fumantes (IRR, 1,53; Pinteraction = 0,16) em comparação com mulheres que participam do NHS com início da menopausa em ≥50 anos. Não houve associação entre o risco de câncer de bexiga e idade da menarca, paridade, idade ao primeiro parto, uso de contraceptivos orais ou uso de hormônios na pós-menopausa.

Segundo os autores, “Este estudo indica que a idade precoce na menopausa (isto é, um menor tempo de vida reprodutiva) parece aumentar o risco de câncer de bexiga. Nossa principal interpretação é que um fator como o tabagismo, que é conhecido por correlacionar-se com a idade precoce na menopausa, permanece de grande preocupação como a principal causa do câncer de bexiga. Isso reforça a advertência de que fumar é realmente prejudicial de maneiras que não poderíamos imaginar facilmente. ”

Fonte: European Association of Urology Congress, Barcelona. 15 a 19 de março de 2019.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários