Notícias de saúde

Existe relação entre o uso de opióides por gestantes e defeitos congênitos graves nos bebês?

01 de fevereiro de 2019 (Bibliomed). Mais bebês americanos estão nascendo com doenças congênitas, incluindo com a presença dos intestinos para fora de seus corpos, e esta preocupante tendência pode estar ligada à crise de opióides. A condição, chamada gastrosquise, é causada por um orifício na parede do abdômen, próximo ao umbigo. O orifício pode ser pequeno ou grande, e às vezes outros órgãos, como o estômago e até mesmo o fígado, podem também estar fora do corpo do bebê, de acordo com os pesquisadores do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC). A cada ano, cerca de 1.800 bebês nos Estados Unidos nascem com gastrosquise, de acordo com o CDC.

Os casos de gastrosquise continuam a aumentar, e foram observadas taxas mais altas de casos em municípios que tinham uma maior ocorrência de prescrição de opióides, segundo os pesquisadores. Na verdade, os municípios que tinham maiores taxas de prescrição de opióides apresentaram quase duas vezes mais bebês nascidos com gastrosquise, em comparação com os municípios com baixas taxas de prescrição de opióides.

Os bebês nascidos com gastrosquise precisam de uma operação para corrigir a condição. Eles também podem precisar de outros tratamentos, incluindo nutrientes administrados por via intravenosa, antibióticos e monitoramento cuidadoso da temperatura corporal.

Para o novo estudo, os pesquisadores analisaram casos de gastrosquise em 20 estados, de 2006 a 2015, e observaram um aumento na maioria dos grupos etários. Quando associaram dados de prescrição de opióides com casos de gastrosquise, os pesquisadores encontraram uma prevalência maior de gastrosquise onde as taxas de prescrição de opióides eram mais altas.

Os pesquisadores alertaram que essa descoberta não significa que as mulheres que usam opióides durante a gravidez terão um bebê com gastrosquise. A descoberta, no entanto, é um alerta de que mais pesquisas sobre o uso de opióides durante a gravidez e seu efeito sobre os bebês são necessários.

O estudo foi publicado no CDC Morbidity and Mortality Weekly Report.

Fonte: Morbidity and Mortality Weekly Report, 18 de janeiro de 2019.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários