Notícias de saúde

Boa parte dos pacientes mente para seus médicos

18 de dezembro de 2018 (Bibliomed). Cerca de quatro em cada cinco americanos retêm informações importantes de seus médicos que podem ser cruciais para sua saúde, indica um novo estudo.

Entre 60% e 80% das pessoas admitem que evita contar aos seus médicos detalhes que possam ser relevantes para o seu bem-estar. A vergonha e o medo parecem estar na raiz dessa falta de comunicação, descobriram os pesquisadores.

Pesquisadores dizem que os pacientes não querem admitir que discordam de seus médicos ou não entendem o que ele disse. As pessoas também não querem confessar seus comportamentos não saudáveis.

O compartilhamento de informações pelos pacientes também pode ajudar os médicos a evitarem interações medicamentosas, ou alterar o plano de tratamento de um paciente para que ele seja mais propenso a cumpri-lo.

Para o estudo, foram pesquisados dois grupos diferentes de pacientes, sendo 4.510 no total. Um grupo tinha uma idade média de 36 anos, enquanto o outro tinha uma idade média de 61 anos. O grupo mais jovem de pacientes consistentemente tendia a reter informações com mais frequência do que os mais velhos, 81% e 61%, respectivamente.

A coisa mais comum que as pessoas não dizem aos médicos é que elas não concordam com o tratamento recomendado. Cerca de 46% das pessoas no grupo mais jovem e 31% no grupo mais velho disseram que fizeram isso. Isso não é bom porque as pessoas que não concordam com seu médico podem não seguir tomando medicamentos prescritos ou realizando exames de acompanhamento recomendados.

Em segundo lugar, as pessoas não admitem que não entenderam totalmente as instruções dadas por um provedor. Isso aconteceu com 32% dos pacientes mais jovens e 24% dos pacientes mais velhos.

Depois disso, os pacientes frequentemente retinham informações sobre hábitos pessoais que poderiam ser insalubres, dieta ruim (24% para jovens e 20% para pacientes mais velhos), não tomar a medicação como prescrita (22 e 18%), não se exercitar (22% em ambos os grupos), ou usar uma medicação prescrita por outra pessoa (14 e 9%).

Fonte: JAMA Network Open.

Copyright © 2018 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários